terça-feira, 6 de maio de 2008

VALE QUALQUER ABSURDO



Sou advogado há 26 anos e, diariamente, ouço e vejo uma série de absurdos. A intenção não é a colocação pessoal e subjetiva do que vem a ser um absurdo, mas sim, sob uma visão mais técnica e legal. Exemplificando: Sabemos que o Tribunal do Júri é composto por sete pessoas leigas em direito, que decidirão, no mínimo, 12 anos da liberdade de alguém. Considerando que os jurados, como "povo", estão afetos às "manipulações" de apinião exercidas pela mídia, pergunta-se:
Seria um absurdo, em nome da chamada liberdade de expressão permitir que a mídia "debata o tema" simulando situações e chamando profissionais alheios ao processo para comentar e dar opiniões pessoais ao invés de somente informar. Não seria uma forma de induzir a população, inclusive os jurados, a um "julgamento" antecipado.
Gostaria não só de obter comentários a este tópico, como também, que fossem eviadas sugestões de temas polemicos e "absurdos"